July 22, 2019

JÁ IMAGINOU SER PROCESSADO PORQUE ALGUÉM USOU A REDE DA SUA EMPRESA PARA REALIZAR AÇÕES ILÍCITAS?

24 de maio de 2017 O que você precisa saber para proteger sua empresa de sequestro e roubo de dados. Suas informações podem ser utilizadas de formas ilícitas e acarretar sérios problemas para a empresa.

Já imaginou ser processado porque alguém usou a rede da sua empresa para realizar ações ilícitas? Por pior que seja situação, isso é algo bem mais comum do que se imagina. A vulnerabilidade aos ataques cibernéticos é uma das maiores ameaças atuais às empresas em todo o mundo, assim como o aumento no vazamento de dados e roubo de dados provocados por profissionais internos.

Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela companhia americana de seguros, AIG, a ciber-extorsão, ou sequestro de dados, ou roubo de dados, ocupa o topo da lista de sinistros (20%) mais reportados por empresas que sofreram ataques em seus sistemas de informática, nos últimos três anos. O setor de serviços financeiros é o mais afetado, com 23% das ocorrências, seguido pelas empresas de comunicação, mídia e tecnologia com 17%.

Um dos maiores roubos de dados da história acaba de completar um ano, agora em abril. Conhecido como Panama Papers, a história envolveu o escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca, que teve cerca de 2,6 terabytes de dados vazados, incluindo 4,8 milhões de e-mails, 3 milhões de arquivos em formatos de banco de dados, 2,2 milhões de PDFs, 1,1 milhão de imagens e 320 mil documentos de textos.

As informações detalhavam como dezenas de políticos de alto escalão, parentes e associados de mais de 40 países usaram empresas de offshore para esconder rendas e evitar o pagamento de impostos.

Independente dos dados serem éticos ou não, esse exemplo mostra como as empresas são vulneráveis. Todos registros precisam ser corretamente segmentados, criptografados ou submetidos a permissões de acesso baseadas no nível de usuário e do seu papel dentro da organização.

Os riscos podem tanto vir de fora para dentro, quanto de dentro para fora. Por essa razão, toda a estratégia de segurança deve ser elaborada considerando três pilares: pessoas, processos e tecnologia. É fundamental para as empresas investirem em treinamentos e conscientização de seus funcionários. Muitos ataques acontecem quando um colaborador acessa um site com conteúdo ilícito ou quando abre um e-mail fraudulento. O cuidado deve ser estendido também para a licença de acessos e compartilhamento de arquivos.

A ameaça é real e todas as empresas precisam dar atenção necessária a segurança de seus dados, constantemente. Além do trabalho de conscientização de seus colabores e reforço de política de segurança, é necessário que a companhia mantenha versões atualizadas de softwares e sistemas, incluindo programas de e-mails e ferramentas de monitoramento e prevenção em ambientes de TI.

Veja um estudo interessante onde especialistas falam sobre algumas estudos de casos de manipulação e roubo de dados aqui!

Seguindo esses cuidados, os riscos da sua empresa ser processada por ataques maliciosos ou vazamento de informações sigilosas diminui consideravelmente e você poderá usar a tecnologia como parceira importante para seu negócio e com profissionais engajados no bem-estar da companhia.

FORCEPOINT é uma marca comercial da Forcepoint LLC. Raytheon é uma marca comercial registrada da Raytheon Company. Todas as outras marcas comerciais e registradas pertencem aos respectivos detentores.

About Forcepoint

Forcepoint is the leading user and data protection cybersecurity company, entrusted to safeguard organizations while driving digital transformation and growth. Our solutions adapt in real-time to how people interact with data, providing secure access while enabling employees to create value.