AMEAÇAS INTERNAS: AUMENTE A VISIBILIDADE DA SUA REDE
12 de setembro de 2017
Como a maioria dos profissionais de segurança competentes, você sabe que a sua rede será invadida em algum momento. Esse provavelmente é um dos motivos pelo qual você provavelmente tem uma solução de prevenção contra perda de dados robusta implementada.
O ponto é que ter uma boa segurança de dados é como ter hábitos saudáveis. Se você tiver uma boa alimentação e se exercitar regulamente, terá menos probabilidade de pegar o vírus que está se espalhando entre os colegas de trabalho.
Ou, se pegar, provavelmente ele terá vida curta e com pouco impacto sobre a sua saúde. Mas, às vezes, você pode pegar doenças novas, mesmo se estiver bem de saúde. Talvez nem perceba que pegou o vírus porque se sente bem na maioria dos dias. Quando perceber que adoeceu, já estará muito enfermo e o vírus terá se transformado em uma infecção. Se esperar demais para se cuidar, poderá desenvolver uma gripe ou pneumonia.
Antecipe os acontecimentos
Embora a prevenção contra perda de dados seja uma parte importante das defesas do dia-a-dia, a chave para a proteção integral é ter um sistema que possa ver as novas ameaças antes que se tornem um problema.
O mesmo acontece com as violações de segurança de dados. Você precisa ter defesas robustas, mas isso é só o começo. Para realmente estar preparado, também precisa ter sistemas de diagnóstico vigorosos que possam supervisionar os usuários, a rede e os dados para detectar comportamento anormal assim que ocorrer.
Combinar isso com sistemas automatizados que forneçam o contexto em que os problemas estão ocorrendo permite que você decida com mais rapidez e precisão quais ações deve adotar para corrigir a situação e voltar a se sentir melhor — e ter bom desempenho.
Não é suficiente treinar os funcionários, confiar na filtragem de Internet e e-mail, e utilizar prevenção contra perda de dados. Como ocorre com a sua saúde, você precisa de um “sistema de aviso antecipado” para ameaças internas.
Leia nosso post que traz 5 dicas para proteger os dados corporativos das ameaças internas e garanta que sua rede fique realmente protegida.