July 23, 2019

CIENTISTA DESCREVE COMO CIBERSEGURANÇA APRENDERÁ A DESCONFIAR COMO HUMANOS

 

5 de fevereiro de 2019

Os processos de aprendizado que nos dão capacidade de perceber, categorizar, readequar os conceitos e avaliar os eventos durante a vida são o ponto de partida da pesquisadora Margaret Cunningham, cientista principal para Comportamento Humano do Forcepoint’s Innovation Lab, para traçar a evolução da abordagem de cibersegurança. Junto à feliz ambiguidade de seu título, o artigo Explorando a área cinzenta da cibersegurança com as descobertas da ciência cognitiva descreve alguns de nossos mecanismos para perceber mudanças, antecipar perigos e lidar com o inusitado.

“Uma das poucas certezas no setor de cibersegurança e que nunca deixaremos de nos confrontar com o imprevisto, desconhecido e inesperado, tanto das ameaças externas quanto dos seres humanos que estamos protegendo”, afirma a pesquisadora.

A partir de comparações simples, Cunningham destaca algumas coisas comuns em nosso processo humano de aprendizado e atribuição, com ilustrações simples. Por exemplo, aprendemos a reconhecer uma zebra como um equino, verificamos que não são um tipo de cavalo e a vida segue, enquanto a diferenciação de um cão a um lobo já implica tomar consciência de algum risco.

Com a capacidade de enxergar grandes volumes de informações e estar imune a cansaço e “vieses inconscientes”, a tecnologia agora se aproxima dos métodos de observação e raciocínio que nos são comuns. “Em vez de simplesmente lidar com atividades e ameaças que já entende, a tecnologia será capaz de ‘ver’ o comportamento que está dentro zona cinzenta, analisá-lo, ajustar-se dentro de um entendimento existente, expandir seu atual ‘modelo mental’ ou construir um novo”, descreve.

Você concorda com post? Deixe sua opinião!

About Forcepoint

Forcepoint is the leading user and data protection cybersecurity company, entrusted to safeguard organizations while driving digital transformation and growth. Our solutions adapt in real-time to how people interact with data, providing secure access while enabling employees to create value.