Get a Break from the Chaos of RSA and Meet with Forcepoint at the St. Regis.

Close

You are here

Sebrae MT

Two colleagues are happy about the information they see on a laptop screen

Industry

Legal Services

Headquarters

Brazil

Com sede em Cuiabá, Mato Grosso, e agências pelo interior do Estado, como em Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde e Confresa, além de mais dois postos de atendimento localizados nas cidades de Nova Mutum e Colider, o SEBRAE em Mato Grosso é uma unidade do SEBRAE, entidade que desenvolve ações para estimular e orientar as empresas de micro e pequeno porte a sintonizar com as políticas nacionais de desenvolvimento econômico e social do país.

O SEBRAE tem, portanto, em Grosso, a função de orientar e levar capacitação de qualidade para dentro das micro e pequenas empresas, com a finalidade de criar condições favoráveis para que elas cresçam, de forma inteligente e sustentável, e acompanhem o ritmo de uma economia mais aberta e competitiva. A missão da entidade define bem seus objetivos: “Ser uma organização de esenvolvimento, séria e ética, gerando alternativas de soluções para nossos clientes tornarem-se competitivos, alinhados à sustentabilidade da vida."

O Problema

Tecnologia da Informação sempre foi um assunto prioritário no Sebrae em Mato Grosso, com a equipe de TI sempre atualizada com as últimas tendências em soluções que garantam o pleno funcionamento do sistema e que se adequem à demanda das diferentes áreas da entidade. E, como não poderia deixar de ser, proteger a rede contra ataques maliciosos advindos de acessos indevidos ou acidentais, de informações, perda de produtividade e de banda também têm relevância na unidade matogrossense.

Cliente Forcepoint™ desde 2006, por conta da consultoria até hoje prestada pela RL2 Informática, empresa que comercializa soluções completas para a segurança da informação e infraestrutura de TI em todo o território nacional, o Sebrae em Mato Grosso, através de sua Unidade de marketing e de comunicação, decidiu no início de 2011 expandir seus canais de informação – interna e externa -- para as redes sociais, principalmente nas páginas do Facebook e Twitter. A preocupação da equipe de TI voltou-se, então, para a flexibilidade do gerenciamento de conteúdo e a proteção aos acessos móveis.

“Além de um canal para clientes, as redes sociais também foram aderidas pelo Sebrae para a troca de dados com os funcionários, o que aumenta a possibilidade da passagem de informações confidenciais. Daí a necessidade por uma solução que permitisse monitorar todas as atividades relativas à segurança das redes sociais, sem aumentar a responsabilidade legal e/ou violação de conformidade," comenta Ronaldo Ferreira, diretor da RL2.

A Solução

Como já utilizavam a solução Forcepoint Web Security para proteção da Web, que também lhes permitia ter flexibilidade na classificação e no gerenciamento, a migração para o Forcepoint Web Security foi a escolha natural.

A solução Forcepoint Web Security fornece a melhor proteção contra ameaças avançadas da Web com o mais baixo custo total de propriedade (TCO), além de auxiliar na prevenção contra a perda corporativa de dados (DLP) e na administração unificada de implementações híbrido locais e SaaS, que oferece a mesma proteção aos devices iOS conectados à rede Wi-Fi corporativa. Com a solução, as empresas podem aproveitar os recursos da Web social sem preocupações com malware, conteúdo inadequado, produtividade dos funcionários ou divulgação de informações confidenciais.

Os Resultados

“Desde a nossa primeira implementação de Forcepoint já observamos um expressivo ganho na segurança virtual, na banda e na produtividade. E, este ano, com a migração para o Forcepoint Web Security conseguimos agregar mais segurança ao acesso às redes sociais, uma vez que a solução inclui tecnologia de prevenção contra fuga de dados. Agora, podemos visualizar, manter, gerenciar e até baixar o conteúdo das redes, sem riscos de perda de informação. E ainda ganhamos a mesma proteção aos acessos móveis por conta da configuração híbrido, que pode ser tanto em appliance como na nuvem," Edvando Silva, analista de TI do Sebrae em Grosso.

Pelo lado da Unidade de marketing e de comunicação, o ganho em expandir seus canais de informação pelas redes sociais foi em agilidade e ampliação no cadastro de clientes, como na otimização da comunicação interna com funcionários. De acordo com Tharley de Barros Teixeira, Líder da Unidade, “Sem segurança não poderíamos estar tranquilos com nossa presença na mídia social, principalmente no Facebook e no Twitter, onde estamos em franca evolução. O desafio é garantir que o número de seguidores/clientes continue crescendo em vista da quantidade e variedade de informações que compartilhamos, e a rapidez em que são compartilhadas, tanto as que já disponibilizamos via website como outras orientações e dicas rápidas, por exemplo. Com esta iniciativa, também pretendemos trazer para nossa sede ou agência mais clientes cadastrados no sistema que, assim, poderão passar a receber em suas casas ou escritórios nossos materiais impressos de comunicação, como os livretos de programação e malas diretas."

Como a satisfação com as soluções Forcepoint é total, a equipe de TI do Sebrae em Grosso já está testando o Forcepoint Email Security Cloud, para segurança expandida de e-mails, que oferece proteção superior contra malwares, análise de segurança Web de classe mundial, exame intensivo do email de entrada e controle de spams.

“Com o Forcepoint Email Security Cloud, estamos deixando de baixar cerca de 1.2GB por dia somente de spams. Com isso, além de economizar banda, não precisamos investir em hardware e software, e nem nos preocuparmos com as atualizações do sistema," indica Silva.

E já está nos planos da equipe de TI testar também a solução Forcepoint DLP, que inclui todos os módulos Forcepoint integrados e administrados por uma estrutura de política única, além de dar proteção para endpoints, o armazenamento de informações, inspeção em informações trocadas através de portas USB (pendrives, modens 3G e afins), entre outros.

Sebrae MT

O SEBRAE em Mato Grosso é uma unidade do SEBRAE, entidade que desenvolve ações para estimular e orientar as empresas de micro e pequeno porte a sintonizar com as políticas nacionais de desenvolvimento econômico e social do país.